Economize energia elétrica

Economize energia elétrica

Você paga o quanto gasta. Esta é a dinâmica da energia elétrica. Parece muito simples na teoria, mas na prática dá uma complicada! Pensando nos seus desafios diários, a Domus Populi separou 5 dicas para você salvar uma graninha no seu bolso e ainda colaborar para o meio ambiente. 

1) Aproveite a iluminação natural

Usufruir da luz solar é mais fácil em algumas residências do que em outras. Se na sua casa, o cômodo mais iluminado é a sala, por exemplo, procure fazer as suas atividades diárias por lá.  Se é impossível encontrar uma frestinha de sol, a sugestão é iluminar os ambientes com lâmpadas de LED. O investimento vai ser maior, mas elas consomem metade da energia e duram 3 vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes. 

2) Cores claras iluminam ambientes

Lembra das aulas de física sobre frequência das cores? A cor branca reflete a luz e a preta absorve luz. Ou seja, quanto mais claras forem as suas paredes, maior será a iluminação na sua casa. Se você adora um ambiente colorido, coloque as cores para jogo através de itens de decoração! Há também a possibilidade de escolher um apartamento virado para o sol. Novamente, o investimento é maior, mas com certeza você irá economizar energia futuramente. A boa notícia, é que na Domus Populi você encontra apartamentos que cabem no seu bolso!

3) Parcimônia ao acender e apagar a luz

Todo mundo conhece alguém que esquece de apagar a luz quando sai de um cômodo. Só quem paga a conta sabe o quão caro sai essa brincadeira. Procure deixar lembretes próximos aos interruptores, nem que seja um post-it colorido, para sempre lembrar você ou outras pessoas de apagar a luz.

Mas como tudo na vida não é tão simples, acender e apagar a luz frequentemente também gasta mais energia. O ideal é que você só acenda a luz quando for passar bastante tempo no ambiente, mesmo que dê umas visitas em outros cômodos da casa, e que você apague a luz quando as tarefas acabarem.

4) Desplugue

Um aparelho desligado que permanece plugado na tomada, permanece consumindo energia elétrica. Um vídeo-game, por exemplo, gasta 1 w por hora. Computadores, mais raros hoje em dia, podem gastar até 21 w por hora quando desligados. Já um notebook inativo, se ligado ao carregador, consome mais de 15 w por hora. O querido microondas que passa despercebido grande parte do dia gasta até 3 w por hora. Podemos listar mais um monte de aparelhos, mas você já entendeu o recado! Levante daí e tire tudo em desuso da tomada.

5) Economize energia enquanto usa os aparelhos

O ar condicionado pode representar até ⅓ da conta de energia elétrica. A sugestão é evitar o resfriamento excessivo e, assim como a luz, sempre desligá-lo quando você não estiver mais no cômodo. Não se esqueça de limpar os filtros constantemente para diminuir a frequência em que o temporizador é acionado para manter a temperatura.

O chuveiro elétrico também adora consumir energia, mas você pode cortar o barato dele tomando banhos mais curtos e utilizando a opção verão, se houver no seu, nos períodos mais quentes do ano. E voilá, poupe mais 30% da energia elétrica.

Já para reduzir o consumo de energia do ferro, procure deixar as roupas bem esticadas no varal para reduzir seu trabalho na hora de passá-las. Além disso, faça um filtro entre as peças que realmente precisam ser passadas e aquelas que não.

E terminamos com a coadjuvante de todas as nossas refeições, a Geladeira! Primeiro de tudo: evite abri-la e fechá-la constantemente. Toda vez que a porta é aberta, o ar quente entra, estimulando o aparelho a produzir ar gelado a partir da energia elétrica. Outra sugestão para bloquear a entrada de ar quente, é verificar se as borrachas da porta estão realmente vedando-o. Coloque um papel na porta da geladeira e puxe-o lentamente. Se for difícil retirá-lo, significa que está tudo ok!

Bom, aqui foram algumas dicas para você e sua família economizar na conta de luz, além de adotar novos hábitos para ajudar o meio ambiente! A Domus adora compartilhar sugestões que facilitem o seu dia a dia e façam bem para o seu bolso. Clique aqui e confira outras dicas incríveis!

admin