Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

Todo início de ano é a mesma coisa. Fazemos inúmeras promessas e buscamos por mudanças, principalmente depois de um ano tão atípico como 2020. E para quem tem que reformar a casa, uma dúvida se torna muito frequente: contratar um arquiteto ou não? Embora esse profissional seja visto como opção de luxo, ele pode trazer facilidades e economia para os clientes. Isso mesmo! Uma reforma orientada por um especialista é capaz de tornar a realidade melhor do que você sonhou. Quer saber como? Então fique com a gente até o fim deste artigo.

O arquiteto é o profissional autorizado a realizar projetos arquitetônicos, levando em conta a viabilidade de cada local. Esse profissional também pode realizar e coordenar projetos complementares necessários a uma construção, além de se responsabilizar pela execução das obras em que atua. Dessa forma, você não precisa se preocupar com eventuais problemas do início ao fim da construção de sua casa, por exemplo. A seguir listamos as principais vantagens que um arquiteto pode trazer para qualquer tipo de obra. Para ter sucesso naquele projeto dos sonhos, acompanhe os tópicos a seguir. 

Estilo adequado

Um arquiteto está preparado para observar todas as referências escolhidas pelo cliente e efetuar as adaptações necessárias ao projeto, de acordo com as tendências da área. É importante ressaltar que o profissional não deve determinar um estilo, mas é essencial que você esteja aberto a ouvir o arquiteto quando suas escolhas não gerarem um resultado interessante.

Caso o cliente não souber como iniciar a obra, o especialista pode apresentar algumas opções que combinem personalidade, estilo e qualidade de vida. Este profissional é capaz de definir prioridades e mostrar para qual direção o projeto deve caminhar.

Sustentabilidade e valorização da obra

O arquiteto tem o poder de unir criatividade, técnica, funcionalidade e estética, contribuindo com a valorização do seu imóvel. Ele, entre outras atividades, elabora estudos e projetos relacionados a diferentes edifícios, em busca das soluções mais adequadas às necessidades de cada cliente, garantindo qualidade de vida ao maior número de famílias.

Segurança

O arquiteto também garante a conformidade do serviço a ser executado com a legislação aplicável, o que requer um termo de responsabilidade em cada projeto elaborado. 

No termo, o arquiteto assume todas as obrigações legais e regulamentares, as normas técnicas gerais e específicas de construção, os instrumentos de gestão territorial, o alvará de loteamento ou a informação prévia, quando aplicáveis.

Economia

A contratação de um arquiteto custa cerca de 10 a 20% do valor da obra – essa porcentagem varia de acordo com a localidade de ambas as partes. No entanto, contratar um especialista de qualquer área é sempre um investimento quando o foco do cliente está na qualidade do serviço. 

O arquiteto pode te auxiliar a tomar decisões que otimizam o investimento, baseado na melhor relação qualidade/preço nas diferentes opções do mercado. Esta escolha também proporciona uma economia de materiais, já que este profissional vai te orientar para a melhor opção entre custo e benefício.

Realmente, um profissional de arquitetura pode trazer benefícios incríveis ao seu projeto dos sonhos, mas de nada adianta ter uma construção em mente, se ainda não escolheu o local ideal para viver com sua família. Não podemos deixar de lembrar, que a Domus Populi conta com edifícios acessíveis, em áreas que permitem aos moradores elevarem a qualidade de vida e o melhor, com condições que cabem no seu bolso. E então, o que você está esperando para conferir nossas opções e realizar o sonho da casa própria? 

Caso queira tirar alguma dúvida, não deixe de entrar em contato e agendar uma visita aos nossos decorados. Estamos seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) em decorrência da pandemia do Coronavírus, para proporcionar uma ótima experiência a todos.

admin