Compras de Natal: cuidados para não estourar o orçamento com gastos da época

Compras de Natal: cuidados para não estourar o orçamento com gastos da época

Quer presentear pessoas, mas precisa economizar? Confira nossas dicas para as compras de natal serem mais econômicas, sem deixar o carinho de lado!

 

As compras de natal são um momento muito especial para a maioria das pessoas. Porém, a falta de um planejamento na hora de ir às lojas causa problemas orçamentários que leva muita gente a iniciar o próximo ano endividado.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho: pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 77% das pessoas devem presentear alguém neste natal, com média de gastos de R$ 125. E destes, 56% vão parcelar as compras em até cinco vezes. Ou seja, até maio do ano que vem estarão pagando pelos presentes natalinos.

Uma saída para evitar esse endividamento é planejar as compras, pesquisar preços e usar o 13º salário de forma consciente. Quer saber mais? Confira neste artigo dicas valiosas para não se apertar no início do ano que vem!

 

Pesquise e faça listas de presentes

Antes de sair comprando, faça um planejamento de quem será presenteado neste natal e o que pretende dar para cada um. Desta forma, quando você for às compras saberá exatamente o que deve encontrar e, com uma pesquisa prévia, poderá saber se o preço é justo. As compras online também são uma excelente alternativa.

 

Compre com antecedência

Sabemos que já está quase no dia do natal, mas mesmo assim ainda é possível comprar com antecedência. Deixar para ir às lojas na véspera da data pode ser um grande erro, já que a lei da oferta e procura pode fazer determinados itens elevarem seus preços. Por isso, não perca mais um segundo sequer e compre o quanto antes aquilo que planejou.

 

Faça compras de natal online

Se ver que o mesmo produto tem um preço bem mais interessante em alguma loja online, considere comprá-lo. Porém, fique atento aos prazos de entrega — nesta época é grande as chances de ocorrerem atrasos devido à alta demanda — e aos valores de frete. Uma possibilidade é também ir às lojas físicas e tentar pechinchar o preço por algo mais próximo daquele encontrado na loja virtual.

 

Evite usar o cartão de crédito

Com base no seu planejamento, defina quanto você pretende gastar com presentes de natal e use parte do seu 13º salário para isso. Assim, você faz todas as compras à vista e fica sem dívidas no começo do novo ano  Uma dica valiosa é evitar usar o cartão de crédito nas compras: isso apenas faz você gastar mais e, com os parcelamentos, você pode estourar seu orçamento.

 

Aposte na criatividade e no carinho

Claro que todo mundo gosta de dar sempre o melhor presente para aquela pessoa querida. Porém, para não gastar além do que pode nas compras de natal, uma sugestão é apostar na criatividade, procurando elaborar presentes com as próprias mãos, mas repletos de carinho e consideração. Compre bombons, chocolates, biscoitos, e os coloque em canecas: são presente bem mais baratos, mas que demonstram que você se preocupou em presentear.

 

Cuide do 13º salário

Como você viu, com dicas simples é possível presentear todos aqueles que você considera especiais, e sem comprometer o orçamento com as compras de natal. Com o restante do seu 13º salário, já faça uma reserva para gastos com IPTU, IPVA, material escolar, entre outros que marcam o início do ano. Desta forma, você já começa 2020 sem muitas dívidas.

 

Tem outras dicas de compras de natal mais econômicas e que não comprometem os gastos nessa época do ano? Conte para nós nos comentários! Estamos curiosos em saber quais suas ideias!

 

Mais Post

admin