Tendência wabi-sabi: Conheça esse estilo de decoração

Tendência wabi-sabi: Conheça esse estilo de decoração

O perfeito através do imperfeito: saiba mais sobre o wabi-sabi e como esse tipo de decoração pode modernizar o visual de sua casa.

Simplicidade e imperfeição. É disso que se trata o wabi-sabi, uma nova tendência de decoração inspirada num conceito japonês proveniente do zen-budismo que se manifesta através de materiais, cores e formas bastante naturais.

A ideia se concentra, basicamente, em resgatar as raízes, observando e reconhecendo a ação do tempo sobre as coisas e diminuindo o ritmo de vida.

As cores seguem uma paleta mais natural, com tons terrosos, verdes e cinzas, além do branco, que dá ideia de limpeza e purificação.

Assim, a decoração wabi-sabi inspira o minimalismo, focando nas pessoas que habitam o espaço. Todo o resto – móveis, objetos, posses de qualquer tipo – se resumem ao que é estritamente essencial, sem dar a impressão de luxo e valor material.

Confira a seguir algumas dicas para utilizar na tendência wabi-sabi na decoração do seu imóvel.

 

Como inserir o wabi-sabi na sua decoração

As formas e materiais utilizados no estilo wabi-sabi priorizam o “desgaste”, revelando uma estética real e utilitária dos objetos e produtos que compõe o espaço. Por isso, essa tendência enfatiza a beleza que existe além da perfeição e do novo.

Incorporar o wabi-sabi na decoração é algo relativamente simples, mas que não deve ser confundido com desleixo: velho e antigo são coisas diferentes, assim como gasto e estragado também!

Veja a seguir como usar elementos, cores e objetos para dar um toque de minimalismo e simplicidade ao seu lar:

Peças artesanais

Ao escolher peças decorativas, como vasos, cachepôs, bandejas, procure por algo que seja feito com materiais naturais e possua formas mais orgânicas. Cerâmicas que apresentam algumas falhas e imperfeições são um ótimo exemplo de wabi-sabi.

Tons terrosos

O estilo wabi-sabi costuma seguir uma paleta de cores mais natural e que transmite tranquilidade. Ao decidir pintar as paredes, opte por tons terrosos e quentes que variam do bege ao marrom, nuances de cinza, verde e branco, que combinam bem com esse estilo e se integram facilmente a elementos como madeira, fibras naturais e pedra.

Materiais naturais

A perfeição na natureza está na suas imperfeições. É esse paradoxo que o wabi-sabi tentar trazer para o ambiente. Por isso, utilizar madeira envelhecida, pedras sem polimento e metais oxidados no mobiliário é uma ótima maneira de incorporar essa tendência.

As formas mais simples e orgânicas podem aparecer em tapetes redondos de sisal, espelhos com moldura de madeira, e cestos de vime.

Assimetria e números ímpares

Esqueça a ideia de usar objetos em par – como quadros e vasos, por exemplo –, todos perfeitamente alinhados e milimetricamente dispostos. A simetria é algo inexistente no conceito do wabi-sabi, que preza pela simplicidade dos objetos e pela moderação na hora de organizá-los.

Claro que não se trata de colocar tudo de qualquer jeito, mas de não se preocupar tanto em ordenar suas coisas em linhas perfeitas, onde nada pode sair do lugar, nem de combinar tudo o tempo todo.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que é wabi-sabi e como usá-lo na decoração do seu imóvel, acesse nosso site e cadastre-se para receber conteúdos exclusivos!

 

admin