10 dicas para entreter as crianças durante as férias

10 dicas para entreter as crianças durante as férias

As férias de final de ano chegaram, e agora? São quase dois meses muito esperados por elas com energia, disposição e claro, brincadeiras! Nem sempre os pais estão preparados para esse período maior em casa. Quando conseguimos programar uma viagem quase tudo parece estar resolvido, mas e quando os planos são ficar em casa? Para os que moram em apartamento o condomínio pode ser um grande aliado oferecendo o playground e quadras, mas ainda assim manter as crianças entretidas não é uma tarefa fácil. Separamos algumas dicas simples que poderão divertir, e muito, os pequenos. Confira:

1.Visitar familiares

Fazer um passeio e ainda aproveitar a companhia de quem a gente gosta é sempre muito bom, não é mesmo?

 

2.Massa de modelar

A criança pode se divertir não apenas brincando, mas fazendo a sua própria massinha. Utilize uma roupa mais antiga e que possa manchar e escolha um local do apartamento que seja fácil de limpar ou ainda verifique se as crianças podem utilizar as áreas comuns do prédio, como o salão de festas, por exemplo (alguns condomínios liberam o salão para as brincadeiras de férias). A receita é muito fácil! Você vai precisar de:

 

  • 1 tigela grande
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • 1 e ½ xícara de água
  • 1 colher de chá de óleo

Misture todos os ingredientes e amasse até ter uma boa consistência para modelar. Para dar cor a massinha você poderá utilizar algumas gotas de corantes para alimento facilmente encontrado em mercados.

 

3.Livros de colorir

A moda dos livros de colorir recentemente fez sucesso entre os adultos como produto contra o estresse, mas entre as crianças eles sempre foram famosos. Um livro de colorir e uma caixa de lápis de cor estimulam a imaginação, além de trabalhar a coordenação e a noção de espaço quando a pintura respeita os contornos dos desenhos.

 

4.Fazer um passeio pela cidade

Conhecer os principais pontos da cidade pode ser um passeio divertido e cheio de aprendizado. Além dos pontos turísticos, conhecer locais como a biblioteca pública mais próxima de sua residência e passar um tempinho por lá pode estimular o gosto pela leitura.

 

5.Criar um brinquedo

O DIY, ou faça você mesmo, também faz sucesso com as crianças. Ofereça tesoura sem ponta, cola, bexigas e materiais recicláveis como rolos de papel higiênico, potes, tampinhas, papéis e garrafas para que a criança crie seu próprio brinquedo. Lembre-se que a criança deve sempre ser supervisionada por um adulto.

 

6.Mini horta

Para quem mora em apartamento parece difícil imaginar uma horta, mas as hortas de temperos feitas com latas ou pequenos vasos são cada vez mais comuns e muito fáceis de fazer. Separe algumas latas (sempre tomando cuidado com as bordas para a criança não se cortar) terra, adubo e mudas ou sementes. Além de passar um tempo muito gostoso com as crianças, você ensina noções de paciência, organização, ecologia e ainda terá sempre temperos fresquinhos.

 

7.Hora do lanche

Na hora de preparar o lanche, disponha alguns ingredientes em potes para que a criança ajude a montar pequenos sanduíches, por exemplo, e a arrumar a mesa.

 

8.Customizar camisetas

Com bandejas de isopor (daquelas usadas em frios comprados no mercado, por exemplo) e algumas tintas a criançada pode transformar seus próprios desenhos em carimbos para camisetas.

 

9.Piquenique

Para você que mora em apartamento a festa pode ficar ainda melhor com outras crianças do condomínio nas áreas comuns. Incentive a interação e aproveite para conhecer os seus vizinhos, afinal socializar com os coleguinhas do condomínio ajuda no desenvolvimento da criança. Separe uma toalha, prepare sanduichinhos, frutas e sucos, reúna a criançada e faça a festa com os pequenos. No final você ainda pode ensiná-los sobre a importância de manter o local limpo e arrumado recolhendo o que cada um utilizou.

 

10.Festa do pijama

Nada de ficar só na frente da TV. Convide alguns amiguinhos e com um edredom e algumas almofadas a sala se transforma em uma cabana onde os pequenos podem brincar e se divertir.

admin